​​Segurança Psicológica: modismo ou necessidade urgente?

Um dos temas mais importantes do mundo do Trabalho neste tempo, gerenciar o Medo e as estratégias de defesa que as pessoas usam para sobreviver em ambientes de baixa confiança é essencial para a Saúde Mental no Trabalho e para a Sustentabilidade de um negócio. 

O Brasil é um dos países com a maior distância de poder percebida nas organizações e isto tem impactos comprovados em diversas direções, como na  nossa baixa performance em inovação, por exemplo. Para conhecer com mais profundidade este tema e suas consequências, conheça o trabalho da Profa Carmen Migueles da FVG-RJ (  • Cultura de segurança versus a cultura...  )

Segurança Psicológica tem a ver com Riscos Psicossociais e Interpessoais, ou seja, diz respeito a como CUIDAMOS das consequências das coisas que falamos e das que deixamos de falar no dia a dia das reuniões, das interações com lideranças e na tomada de decisão. "É tarefa da Liderança erradicar o medo das organizações, uma vez que ele inibe o aprendizado e a inovação" nos ensina Amy Edmonson, pesquisadora do tema no seu excelente livro "A Organização Sem Medo: Criando Segurança Psicológica no Local de Trabalho para Aprendizado, Inovação e Crescimento" da Alta Books. Neste livro ela dedica uma parte a contar da relação estreita entre um ambiente de Segurança Psicológica e a redução de acidentes de trabalho (vale muito a pena conhecer;)

Construir CONFIANÇA, CUIDADO E COLABORAÇÃO é urgente para que uma Cultura de Cuidado com a Vida possa de fato ser sustentável e perene nas organizações. Precisamos aprender as competências e habilidades necessárias para que seja possível transformar boas intenções em boas práticas! 

Assista o vídeo completo aqui:
https://youtu.be/oJrLx0mtLWU?si=Vo4GWyeX1WGz1c2n

Mais coragem e menos medo é o que o mundo de hoje nos pede. Estamos preparados para tirar as máscaras e respeitar as pessoas como elas são?

Roteiro e texto: Juliana Bley
Produzido por Monstera Criativa
Direção e Fotografia: Zéca Vieira
Assist. de Direção: Maria Clara Miranda 
Assist. de Fotografia: Victor Rodrigues
Som direto: Victor Rodrigues
Montagem e finalização: Zéca Vieira
Local: Coletiza - Curitiba (PR)

Anterior
Anterior

Do Jo Aprendizagem, Maestria e a prática da SST

Próximo
Próximo

Nova série: Mudanças e suas fases