Vamos falar de Escuta Ativa?

Escuta Ativa está entre os grandes hits de sucesso do mundo corporativo nos últimos anos. Só se fala nisso. Escuta Ativa da liderança, Escuta Ativa da base, Escuta Ativa da operação, Escuta Ativa do cliente.

Mas porque escutar se tornou tão importante? (arrisco alguns palpites…)

No campo da Inovação somos influenciados pelo Design Thinking e pelo Design Centrado no Usuário (UX) que mostraram que se a gente não criar empatia profunda com as necessidades das pessoas envolvidas num produto, serviço ou projeto, provavelmente ele não decolará.

“Cliente no centro" e “Pessoas no centro” viraram direcionadores de cultura em muitas de nossas empresas neste período.

A crescente preocupação com a Saúde Mental e os números cada vez mais alarmantes de sofrimento psíquico no trabalho acenderam a luz sobre a necessidade de estamos mais interessados no que está de fato acontecendo com elas para descobrir caminhos e tratativas que possam gerar mais bem estar do que dor nos corredores das empresas.

Criar ambientes onde as pessoas se sintam seguras para serem quem são, se expressarem e colocarem os reais problemas sobre a mesa se tornou urgente já que os avanços nas pautas de Diversidade e Inclusão, Alta Performance e Segurança Operacional dependem disso, como demonstram estudos como os de Amy Edmonson, o case da Google e várias diretrizes internacionais que tratam de Fatores Humanos.

Não é possível construir um ambiente de maior Segurança Psicológica onde a disponibilidade e a habilidade de Escuta não esteja disponível.

A necessidade crescente de práticas Colaborativas, Ágeis e Participativas, já que estamos em processo de horizontalização e busca por engajamento, também encontra na ampliação da Escuta e da capacidade de Empatia habilidades fundamentais para permitir estes avanços.

10 elementos da Escuta Ativa para praticar:

  1. Esteja presente na conversa

  2. Demonstre interesse genuíno no outro

  3. Pergunte mais do que afirme

  4. Diminua a “voz do julgamento”

  5. Aumente a “voz da curiosidade”

  6. Sustente o seu silêncio

  7. Observe a si e ao outro durante a conversa

  8. Cheque se entendeu bem o que escutou

  9. Parafraseie (diga o que escutou com suas próprias palavras)

  10. Abra mão de estar certo ou de ter a última palavra

Como toda habilidade, a Escuta Ativa pode ser treinada.

Praticar com constância, em situações reais e simuladas e receber feedback sobre como anda sua escuta é um ótimo caminho de desenvolvimento.

Na pesquisa de impacto social do SafetyLAB constatamos que a Escuta Ativa é a aprendizagem que os LABer's mais levam para sua prática. Sabe o que isso quer dizer?

Que estamos sedentos de CONEXÃO HUMANA.

Que ela sim é a chave por trás da Escuta Ativa. Escutar gera conexão, fortalece vínculos, tece relacionamentos.  

Em outras palavras, é de nos sentirmos vistos, escutados e considerados por quem convive com a gente no dia a dia é que estamos sedentos. 

Estamos em empresas com um monte de ferramentas, salas modernas, muita tecnologia, mas parece que o que faz diferença mesmo na hora de fazer as coisas acontecerem de um jeito bom pra todo mundo é a boa e velha humanidade.

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